Palestrantes

Alessandro Oliveira Lopes


Engenheiro civil formado na Universidade Federal de Goiás - UFG em 2002, iniciou Profissionalmente como Engenheiro Civil calculista na Projeção Engenharia Discipulado pelo Engenheiro Civil Henrique Mendonça. Projetou aproximadamente mais de 7 (sete) milhões de metros quadrados em edifícios residenciais, industriais, comerciais e institucionais.

 

 

Angelo Rubens Migliore Junior


É Engenheiro Civil com graduação pelo Unifeb em 1980, Mestrado em Engenharia de Estruturas pela EESC-USP em 1987 e Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSCar em 1992. Atualmente é sócio proprietário da empresa Migliore & Pastore Engenharia Ltda. e docente desde 1981 em cursos de graduação em Engenharia Civil e, mais recentemente, em cursos de pós-graduação de Especialização em Engenharia de Estruturas em diversas instituições, bem como em cursos livres variados na área de Engenharia Estrutural. Publicou 1 Capítulo de livro, 16 Artigos completos em periódicos, 35 Trabalhos em anais de eventos entre completos e resumos em anais de eventos e 26 outras produções bibliográficas. Apresentou 29 trabalhos e palestras, orientou 40 monografias de conclusão de curso de graduação e de especialização e 16 pesquisas de iniciação científica. Participou de 65 eventos, de 14 bancas de Mestrado e de Doutorado, de 40 Exames de qualificação de Doutorado, de Mestrado e de Graduação, e de 14 bancas de comissões julgadoras de Concurso público, de Avaliação de cursos e outras. Atua profissionalmente com projetos de estruturas de concreto armado, protendido e pré-moldado, tendo realizado mais de 1.900 serviços desde 1981 nas áreas de edifícios residenciais, comerciais e industriais; pontes, viadutos e passarelas; fundações de bases e equipamentos; recuperação e reforço estrutural de obras de concreto e é Diretor Regional da ABECE São José do Rio Preto.
Autor do Livro: Avaliação Prática de Perdas de Protensão

 

Deyvi Coaquira Baltazar


Nacido en el pais de Bolivia, departamento de Cochabamba, município cercado, curso sus estúdios en la Universidad Mayor de San Simon, UMSS donde desarrollo capacidades y aptitudes en la carrera de Ingenieria civil, con especialidad en el área de la ingenieria estructural. Miembro de la Sociedad de Ingenieros de Bolivia S.I.B (R.N.I 48544), asi mismo registrado en el colégio de ingenieros civiles de Bolivia C.I.C.B (R.I.C.C 2087). Actualmente desenvolviendose como director de proyectos en DCB Ingenieros S.A. consultor externo en proyectos de Edificaciones, puentes y obras civiles, docente instructor en cursos y capacitaciones en el área de la ingenieria estructural..

 

Fábio Albino de Souza


Engenheiro Civil com graduação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) em 2004, Mestrado em Engenharia Civil – Subárea Estruturas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2013 e Especialização Lato Sensu em Planejamento em Docência do Ensino Superior pela Escola Superior Aberta do Brasil ( ESAB) em 2016. Com experiência de 12 anos como professor universitário e coordenador de pós-graduação em Estruturas Protendidas publicou mais de 35 artigos no Brasil e no Exterior em congressos e revistas.
Palestrante em cinco oportunidades da Technical Session Presentations nas PTI Conventions, possui três patentes depositada e foi representante da ADAPT Corporation por oito anos ministrando palestras e cursos no México, Paraguai e Brasil sendo autor de diversas apostilas de utilização dos softwares. Desenvolveu o Tendon APP, aplicativo educacional para cálculo de estruturas protendidas em Sistemas Android Autor dos livros:
Radier simples, armado e protendido- Teoria e prática com ISBN 978-859215029-7. Avaliação Prática de Perdas de Protensão com ISBN 978-85-471-0447-4 Fundou o SELAP (Seminário Latino-Americano de Protensão, Revista Protensão com ISSN 2596-01-05 e o INAEP (Instituto Nacional de Estruturas Protendidas), na qual atualmente é presidente da instituição.

 

Sergio Gavilan


Ingeniero Civil. Facultad de Ingeniería. Universidad Nacional de Asunción (FIUNA). Master en Tecnología y Administración de la Construcción. Facultad de Ciencias y Tecnología. Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción. Doctor en Ingeniería Civil en el área de Estructuras. Universidade Federal do Rio Grande do Sul-Brasil(UFRGS). Profesor de Hormigón Armado - FIUNA. Profesor de Patología y Terapéutica del Hormigón Armado – Progama de Postgrado em ingeniería Civil (FIUNA) Director de Gavilán & Asociados S.A. Director de Laboratorio de Ensayos de Materiales y Control de Obras (LEMCO). En el ámbito profesional, trabaja desde hace 20 años en el área de Evaluación, Rehabilitación y Refuerzo Estructural, siendo algunos de los trabajos más destacados la evaluación del Estadio Defensores del Chaco,la evaluación del Complejo de Viviendas de Mariano Roque Alonso del IPS, la evaluación de puentes de las rutas 1, 2 y 7, la evaluación de puentes de la ciudad de Asunción, el refuerzo estructural del edificio del Mercado 4, el Refuerzo estructural de puentes en Ruta 5,La Reparación de la base de protección de la pila del Puente Remanso entre otros. Es miembro de:
ACI- American Concrete Institute; RILEM–Réunion International de Laboratoires et Experts des Matériaux, systèmes de construction et ouvrages; fib–Fédération International du Béton; ICRI – International Concrete Repair Institute; IBRACON- Instituto Brasileiro do Concreto; APE- Asociación Paraguaya de Estructuras; APACO- Cámara Paraguaya de la Construcción.

 

Josue Galvis Ramos


Ing. Civil. Magister Ing. Estructural Universidad Nacional de Colombia Diplomado Estudios Mayores de la Construcción. Instituto Eduardo Torroja. Madrid. España Profesor U. Nacional de Colombia Sede Manizales. Cursos de Concreto Postensado. Puentes. Patología de las Estructuras. Pregrado y Postgrado. Desde 1977. Consultor en Ingeniería estructural desde 1977. Diseño estructural de edificios, puentes y obras de infraestructura. Estudios de patologia y Reforzamiento de estructuras y puentes. Miembro de asociaciones Internacionales: IABSE, ACI, ACHE, ASCE. Asociaciones nacionales colombianas: SCI, ACIES, AIS.

 

Juan Carlos Otero


Ingeniero Civil de la Escuela Colombiana de Ingeniería, Especialista en Gerencia de proyectos de Construcción e Infraestructura de la Universidad del Rosario, con más de diez (10) años de experiencia en la dirección, implementación y construcción de puentes por el sistema de Voladizos Sucesivos.

 

 

 

Juliano Demarche


Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, a mais de 10 anos atuo com projetos de estruturas de concreto armado e protendido. Atualmente integrante do time de Produto e Inovação da AltoQi trabalhei diretamente nos projetos desenvolvidos no AltoQi Eberick nos últimos anos, com destaque para o novo módulo de Lajes Protendidas.

 

 

Marcelo Silveira


Engenheiro Civil, pelo Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, tendo concluído o curso em julho de 1980. É sócio do Escritório Técnico de projetos estruturais MD Engenheiros Associados S/S, com sede em Fortaleza, CE, e filial em Niterói, RJ, tendo projetado mais duas mil obras em concreto armado e protendido, e prestado consultoria em diversas obras de importância, tais como o Canal da Integração do Açude Castanhão, METROFOR – Metrô de Fortaleza. Projetou a reforma e ampliação Estádio Castelão – Fortaleza, Ceará para a Copa das Confederações de 2013 e Copa do Mundo de 2014. Projetou as torres em pré-fabricadas em concreto protendidas com 100 metros de altura dos parques eólicos Icarai de Amontada e Taíba, no litoral do Ceará.Vencedor do Prêmio Talento Engenharia Estrutural (Gerdau-ABECE) de 2013 na categoria Obras Especiais com a Arena Castelão, do Prêmio Talento Engenharia Estrutural de 2015 (Gerdau-ABECE) na categoria Obras Industrializadas com o Iguatemi Fortaleza e Menção Honrosa do Prêmio Talento Engenharia Estrutural de 2016 (Gerdau-ABECE) na categoria Obras Especiais com o projeto das torres para energia eólica com 100 metros de altura para as máquinas Suzlon.

 

Mauer Egas


Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2005; Atua na área de estruturas desde 2006, tendo participado de diversos projetos estruturais no Paraná e Brasil como shopping centers, estádios de futebol, industrias e grandes edifícios com as mais variadas tipicidades e soluções estruturais; Ex professor da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) de 2010 a 2012 nas disciplinas de Concreto Protendido e Sistemas Estruturais; Ex professor de pós graduação do Instituto IDD em diversos cursos latu-senso ligados as áreas de engenharia de estruturas; Idealizador e instrutor de diversos cursos de extensão ligados ao software TQS, voltados para modelagem de estruturas. Atualmente é sócio da Wosniak Engenharia, atuando na elaboração de projetos de estruturas de grande porte.

 

Vinícius Lorenzi


Graduado em Engenharia Civil pela Unioeste em 2009, Mestre pela COPPE/UFRJ (2012) em Geotecnia - Área de Fundações e Contenções, Doutor em Administração pela PUC PR, sócio Diretor da Fungeo Fundações e Geologia Ltda, VGL Projetos e Consultoria em Geotecnia e FSC Cursos e treinamentos em Engenharia. Em seu perfil no Instagram, o Fundações sem Complicações, leva muito conteúdo sobre projeto e execução de fundações para seus mais de 176 mil seguidores.
Recentemente lançou o livro Fundações na Prática, que em pouco tempo já passou de 1400 cópias vendidas, além de dar aula para mais de 6000 alunos com seus cursos de Master em Fundações, Master em Silos e Master em Contenções.

 

Conheça o Tendon App 1º Aplicativo para cálculo de estruturas protendidas.